(Todas essas informações são de autoria de um ex legionário de nome Sgt Rush.

Etapas de Seleção

Fase Seleção preliminar - Duração 1 dia
Posto de Informação da Legião Estrangeira 1/2 dias
Acolhimento Informação
Estabelecimento do dossiê de alistamento
Seleção preliminar 2 1/3 dias
Num Posto de Recrutamento da Legião Estrangeira
Entrevista em relação à sua segurança e motivação Consulta médica Fim do estabelecimento do dossiê de alistamento
Assinatura do contrato de alistamento provisório
Seleção 1/10 dias
No Centro de Seleção e Incorporação de Aubagne
Psychotechnische Tests:

Testes de lógica e raciocínio (não precisando de conhecimentos escolares)
Consulta médica aprofundada Testes físicos Conversa em relação com a segurança e a motivação
Testes de personalidade (completando os testes psicotécnicos)
Comissão de alistamento
Assinatura e entrega do contrato de alistamento de 5 anos mínimo. 7 dias

Incorporação

    Caso se engaje em Paris no Fort de Nogent, assim que chegar ira fazer um teste psicotécnico, este teste é parecido com o de aubagne só que mais simples e como o de aubagne ele e feito no computador por um programa de perguntas e respostas de múltipla escolha, tipo tem a pergunta e 4 resposta, terá que ficar uma semana + ou - no Fort de Nogent, depois você e os outros voluntários vão de trem até aubagne, chegando lá todas as suas coisas são marcadas em um livro de cautela e serão colocadas em sacos, depois disso você ira para um "quintal" que fica atrás da companhia de incorporação e seleção, ficará la de bobeira a maior parte do dia, quando eles precisarem de mão de obra para trabalhar (entende-se faxina) eles irão tocar uma campainha, e você sai correndo para entrar em forma na frente do prédio, caso tenha que trabalhar irão chamar o seu nome, nesta condições estará na "graduação" de bleu (azul),
o 1º Teste que você faz e o psicotécnico, parecido com o do Fort de Nogent, só que com mais questões, teste de memória, contar cubos, estas coisas, as questões são em português de Portugal.
2º Teste: médico dentista, perguntarão se tem doença, já quebrou algum membro, operou exame de urina e vista.
3º Teste: corrida (Luc leger), que consiste em correr entre dois pontos, a distância entre eles e de 20 m, em cada poste a uma luz que quando acende faz "BIP", tem que correr do poste 1 ao poste 2 quando a luz do poste 1 acende e chegar até o poste 2 antes que a luz do poste 2 acenda, uma vez lá terá que esperar a luz do poste 2 acender para ir até o poste 1 antes que ela acenda.
cada vez fica mais rápido, não sei quantas vezes terá que fazer isso para ser aprovado, mais em minha opinião no mínimo 7.
Hoje sabemos que os testes mudaram e alem do teste Luc Leger (yo-yo) se tem ainda que realizar no mínimo 4 trações de braço em barra paralela com pegada externa, 40 abdominais do tipo clássica com joelhos dobrados, algumas flexões de braço ao solo, subida de corda de 5 metros, veremos mais detalhadamente no decorrer deste.
Se você chegou até aqui, normalmente será promovido a Vert (verde), e irá provavelmente no instituto dos inválidos da legião, para fazer faxina e conhecer um pouco sobre o Asilo da Legião.

4º Teste: entrevista, muito importante é a parte mais difícil na minha opinião, às perguntas mais frequentes são: onde conheceu a legião, conhece algum legionário, o que você fazia antes de vir para cá, por que a legião, na minha opinião e mais fácil entrar quem não conhece ninguém na legião, e se falar que conhece outro legionário na minha opinião não ajuda em nada, ao contrario só atrapalha, feito isso é só esperar mais algum dias a seleção de
Rouge (vermelho) e esperar o dia de ir para castelnaudary, 4 RE. 
Caso se alistem em um dos postos de recrutamento da Legião (fora o de Aubgne) primeiro você irá fazer uns testes psicotécnicos (bem leve nada de difícil), responder um grande questionário médico são perguntas sobre sua saúde e de seus pais também, depois você irá passar pelo teste médico desta vez com o MON CORONEL, e ele quem diz se você esta apto ou não para servir a Legião. Estando apto você irá de ônibus até a Gare do Lyon (caso você se aliste no Fort De Nogent) e pegará um TGV até Marseille, (esse relator hoje diz que pegam o TGV, Trem de Grande Velocidade, conhecido como trem bala e que leva 5 horas de paris a Marselha, coisa que antes era de trem comum de 2ºclasse que rolava a noite e levava 12 a 13 horas de Paris a Marselha, bela mudança), até a estação Saint Charles, lá já estará a sua espera uma Van da Legião que os transportaram até Aubagne (é uma viagem curta, dura uns 15 a 20 minutos) ate o 1 RE. Essa Van é a NAVETTE, que lhes comentei lá em cima no inicio desse doc. 
O órgão que faz os exames psicológicos e investigação sobre a vida pregressa do candidato é o DSPLE: Departament de Secutiré du Personnel de la Légion Étrangére, mais conhecida entre os legionários como Gestapo (mas não vai querer chama los assim), este órgão é ligado a Interpol, então é melhor você não mentir na hora do exame e nem se assuste se eles já souberem de alguma coisa da sua vida. 
No teste psicotécnico eles irão examinar o seu QI, que deve ser de no mínimo 8/20 (padrão francês), estes testes são confidenciais. 
Você fará um exame psicológico onde terá que falar sobre toda a sua vida, irão perguntar sobre tudo o que você fez. Perguntas como: porque a Legião, você é homossexual, usou drogas, cometeu algum crime entre outras que são comuns nesses testes. 
Terá que passar por uma entrevista com o chefe do centro de seleção, lá ele vai querer saber o porquê de você esta querendo entrar para a Legião Estrangeira. 
As entrevistas ou são feitas por pessoal que fala a sua língua ou você terá acompanhamento de um interprete, que como já disse na maioria das vezes são legionários que falam a sua língua e teen certo bom nível do francês.
Quanto à pergunta na entrevista com o chefe do centro de seleção, caso ele lhe pergunte por que você esta querendo entrar para a Legião. 
 “bizu”
– Nunca fale mal de seu país, tipo: sem trampo, tudo muito caro, sem grana.
 – Nunca fale mal das forças armadas de seu país, tipo: A força aérea só tem avião velho, o exercito só tem faxina e nunca faz nada, a marinha até comprou um porta aviões velho da frança para nada.
Esse tipo de comentário não ajuda em nada e como numa entrevista para emprego normal, ele dirá, se esse fala assim de seu pais o que falará amanhã da Legião. 
Prefira sempre exaltar a grandeza e a tradição conhecida mundialmente da Legião
Que tudo que você faz, faz tentando ser o melhor e assim dando o seu melhor empenho mesmo que por vezes não consiga ser bem sucedido.
Não deixe de expor que esta a procura de novos desafios, para realizar-se pessoalmente e que a Legião é o maior passo possível esperado por você para essa realidade se tornar não mais um sonho, mas realidade de valores íntegros em sua vida.

Quem tem passagem na policia pode se alistar na Legião Estrangeira.

Depende do problema, pois desde o final da década de 40 por força da lei a Legião não pode mais aceitar criminosos, apesar de que ela faz "vista grossa" para alguns casos, mas, crimes considerados pequenos e leves.
Saiba que a LEGIÃO trabalha em conjunto com a INTERPOL, e a Legião vai sim investigar sua vida assim como ela faz com todo e qualquer candidato que apareça por lá, e até mesmo aquele de aparência das mais santas terá sua vida vasculhada também. 
A sede da Interpol é em Lyon na França, a Legião tem uma ligação muito forte com eles. E são eles que irão investigar sua ficha criminal, e se você não terminou sua pena, como por exemplo, for um fugitivo, eles podem ate mandar você de volta com uma etiquetinha de recomendação ao serviço policial de seu país. 
Explico a todos que me perguntam
  
O que devem dizer na tal das entrevistas.

Digam a verdade sobre tudo, mas Você não é obrigado a dizer algo que vá lhe condenar. 
Se você teve ou tem alguma passagem na policia aqui no Brasil, por briga e/ou embriagues, isso é normal e você não precisa esconder isso, pois não lhe prejudicara em nada, se a passagem foi por roubo, morte e/ou estupro, isso é um agravante muito serio e eles vão ficar sabendo, mesmo que não tenha sido condenado. Ai eu aconselho a não dizer, caso não perguntem, se perguntarem, não adiantara mentir, eles vão saber, isso posso lhe garantir; no meu tempo eles sabiam até o nome da escola primaria em que eu tinha estudado, a qual eu mesmo nem lembrava mais o nome. Se você tem passagem por trafico de entorpecentes, isso é relativo em relação ao uso, pois se for usuário assíduo (viciado), vai constar nos exames médicos e você não terá chance alguma, mas se for usuário casual, aconselho que no mínimo de 3 meses antes de ir para lá, não utilize, nem toque em nada relacionado, pois resíduos ficam em suas mãos entre os poros por um bom tempo. Agora não vá cair na besteira de dizer que nunca usou drogas e depois sair no exame medico uso de alguma substancia, ou ainda ter dito que nunca usou ou fumou nenhum tipo de droga, ter ficado 6 meses sem usar absolutamente nada para realmente se garantir, o que é politicamente correto, mas ter passagem pela policia por ter se envolvido em situações causadas pelo uso das mesmas. Isso sim seria um grande furo. Mas sobre tudo, a resposta a tal pergunta nunca deve ser afirmativa.  Aviso aos santinhos, que dentro da Legião existe casos de usuários de entorpecentes sim, mas saiba que se for pego, portando ou usando, será excluído das fileiras e poderá ser entregue a Gerdamerie (Policia Francesa, equivalente a Policia Federal Brasileira), e a Cadeia na França posso lhe dizer que é muito melhor do que no Brasil, mas isso você não terá o prazer de conhecer, pois você será extraditado e com certeza cumprirá pena em nosso querido e excelente sistema carcerário brasileiro.

Quem tem tatuagem qual o problema?

       Não deve se preocupar com sua tatuagem, se é que tem, pois o que mais se tem na legião são legionários tatuados. Eu mesmo possuo duas tatuagens, que fiz quando já estava lá, pois ha certas secções de certas companhias, de certos regimentos que teen uma tradição de ao se completar 5 anos em um único regimento, fazer uma tatuagem comemorativa. Eu segui a tradição. A outra foi feita quando passei a Sargento, foi mais uma promessa para mim mesmo do que puxado por uma tradição, mas existe certos legionários que a cada fase de sua vida na Legião fazem uma, mesmo que pequena. Tenho ainda um amigo que quando chegou tinha 5 tatuagens, hoje deve ter uns 60% do corpo todo tatuado. A primeira foi quando entrou outra quando passou de Legionário para Primeira Classe, outra quando recebeu seu brevê paraquedista, outra quando passou a Cabo, outra quando levou três tiros no tchad e voltou vivo, outra quando foi condecorado com uma medalha, e outra ainda quando passou a Cabo chefe, e assim foi indo, hoje deve estar parecendo um gibi.
O grande problema em relação a se ter uma tatuagem é se esta for grande e em local muito indiscreto como no ROSTO, mas até nas mãos não tem problema também não.
Existiu um legionário Alemão que ao entrar na Legião ele tinha as suásticas nazistas tatuadas no pescoço e visível quando vestia uma camisa, este também não teve problema para ingressar na legião, mas quando ia montar guarda sempre ficava longe do posto da guarda, pois ninguém o colocava a onde poderia passar algum civil, repórter ou ate mesmo o Coronel chefe do Regimento. Mas também sem problema algum.
Cicatrizes 

        Se você tem cicatriz devido a uma operação não terá como esconder o fato, no exame medico vão perguntar se já sofreu alguma fratura de membros e se já foi operado, do que e por que. Não minta sobre isso, principalmente se tem uma cicatriz reveladora. Pois eles vão lhe fazer alguns exames e saberão. Se quebrou um braço, do tipo fratura exposta, sua cicatriz será visível pelo resto da vida. Você deve estar curado a 100% disto, alem do mais não deve usar pinos corretores ou de sustentação, caso isso ocorra, esqueça você estará fora mesmo antes de pensar em se candidatar. Caso seja uma cicatriz causada por motivos que não lhe impeçam de realizar nenhuma função e que já tenha ocorrido há algum tempo, isso não será problema algum, mas vai com certeza levantar suspeitas aos medico, que têm um parecer muito forte no que dirão no contesto final de aprovação ou não.

Engaje sob Anonimato 

Em relação a candidatos que forem aprovados em todos os testes, mas que por um motivo ou outro a Legião sinta-se na necessidade, devido a seu histórico (procurado exclusivamente pela policia de seu pais e ou casado, com filhos, etc.) pode engaja-lo com certa reserva, ou ainda até mesmo por solicitação do próprio Candidato que deseje manter se anônimo ao mundo exterior, talvez por motivos de dividas, etc. A Legião desenvolve um Quadro de Anonimato, onde eles trocam o nome da pessoa, guardando somente a primeira letra do sobrenome da mesma, exemplo; o Sr. João ALVARENGA, seria o Legionário ALVARENGA, mas no anonimato ele poderá ser chamado soldado AGUIAR Manoel, e por vezes ate mesmo a nacionalidade da mesma. Isso ocorre inúmeras vezes para os franceses, por exemplo, que não podem servir a Legião, eles são engajados na maioria das vezes com a nacionalidade de Belga, Canadense, etc., países de língua francesa.
Todos seus documentos e contratos que assinar inclusive Breves, Cursos e Medalhas que o mesmo vier a conquistar serão no nome de ANONIMATO que estiver usando. Somente após ter comprovado a regularização da situação que o colocou como ANONIMO, e ou cinco anos, ou seja, ao termino de seu primeiro contrato ele poderá solicitar uma RETIFICAÇÃO, o que em seu Histórico Geral será mencionada a troca de nome para o Real.
Mas certamente isso é algo que pouco importa o nome, a nacionalidade ou idade e sexo que lhe deem, o que você quer realmente é servir a seio da Gloriosa Legião Estrangeira, e para isso o importante mesmo é passar nos testes e ser aprovado, ser aceito e depois veremos como arrumar tudo que ficou para traz. 

Mudanças de Quartéis 

Na Legião você mudará em muitas vezes de quartel, por diversos motivos distintos. 
Após chegar à França, ter ido ao PILE, ser levado ao 1ºRE – CSI ter passado a fase de engajamento, e ter sido aprovado. Você irá para um regimento ao Sudoeste da França, na cidade de CASTELNAUDARY, onde fica o 4º R. E (Quarto Regimento Estrangeiro), que nada mais é do que a ESCOLA da Legião. Lá agora deixando de ser um Candidato para ser efetivamente um ENGAGE VOLUNTAIRE (Engajado voluntariamente). Veja que você ainda não é um Legionário.  Você irá ser admitido a uma companhia e passará 4 meses nela, sendo o primeiro desses meses em regime fechado numa fazenda de uso exclusivo da Legião e da companhia a qual esta agora incorporado.  Nessa fazendo começará a dar os primeiros passos realmente na carreira de Legionário, aprendendo tudo de um soldado de Base. Executará diversas funções de um soldado, desde atirador fusil, lançador de granadas, passando por Atirador Anti tanques de Guerra (Bazuca), Aprenderá noções de primeiro socorro, Terá iniciação a cursos de guerra em situações de defesa e ataque nuclear, biológico e químico (NBC), Aulas de Orientação e Topografia (Bússola), e inúmeros outros pequenos cursos, inclusive Curso de Francês, sem esquecer das faxinas, das arrumações, das atividades físicas e esportivas, ainda realizará diversas pequenas marchas que irão gradativamente sendo aumentadas em kilometragem, até a mais tradicional de todas no 4ºRE, que é a MARCHE du KEPI BLANC (Marcha do Quepi Branco), que somente após essa realizada, e em cerimônia oficial lhes da o direito de usar o kepi da Legião que você já traz em sua bagagem desde o 1ºRE em Aubagne quando foi aceito e pegou aquela PARQUETAGEM inteirinha e novinha em folha.
No fim desse mês já será Legionário e voltara ao quartel e fará mais três meses de ensino básico. Saiba que durante todo esse período na Escola – 4ºRE – Você estará sendo notado por seus chefes, que ao final farão uma classificação geral de acordo com a pontuação de cada um.  No fim desses quatro meses em Castelo, assim chamado por todos o 4ºRE, voltara novamente ao 1RE em Aubagne, que de acordo com sua classificação poderá ou não escolher o Regimento que deseja ir. Digo poderá sim ou não, pois de acordo com sua classificação às vezes poderá querer ir para um regimento, mas as vagas para ele serem completadas antes de chegar sua vez de escolher e assim terá que optar por outro regimento, o qual durante todo os 4 meses em Castelo vão lhe perguntar por sua preferência, e será lá também que aprenderá a localização, historia e especializações de cada um.  Para ser mais claro, o chefe da secção vai anotar cada um a cada atividade que for requisitada a vocês, para quando chegar ao fim dos quatro meses fazer uma classificação final e geral de acordo com a pontuação de cada um, pois quando voltarem ao 1ºRE onde escolherão o regimento que querem ir entrara primeiro para a escolha o candidato que primeiro se classificar pela relação do chefe da secção. Caso Você fique em 5 e deseje ir para o 2ºREI (Segundo Regimento Estrangeiro de Infantaria), mas tenha apenas 3 vagas para lá e os 3 primeiros pedirem para ir para o 2ºREI, as vagas acabaram e você terá que escolher outro regimento. Essa escolha normalmente Você já fez, pois durante todo o tempo em Castelnaudary, seus chefes e superiores vão lhe perguntar por ordem de preferência 3 regimentos que gostaria de servir após sair do 4RE. 
Para os brasileiros é muito difícil ser aceito a escolha de nos primeiros 3 anos de serviço servir no 3º REI – (Terceiro Regimento Estrangeiro de Infantaria), que fica na América do Sul, na Guiana Francesa ao Norte da Floresta Amazônica, isso porque eles sabem que se o candidato brasileiro decidir desertar será muito mais fácil, e tendo em vista ainda que os primeiros anos dentro da legião são os mais penosos, eles preferem não deixar brasileiros ainda em fase de adaptação na Legião ir para o 3ºREI. 
Eu disse muito difícil, mas não impossível, apesar de que eu em meu tempo de serviço nunca vi ou ouvi falar que tal fato tivesse acontecido de um brasileiro ter saído da instrução direto para o 3ºREI, na Guiana Francesa, América do Sul. 
Após o retorno de Castelnaudary para Aubagne, vocês irão passar por uma nova entrevista e decidirão ali seu regimento que irá. Após isso feito, a partida é quase que de imediato. Digamos que escolha um regimento como o 2ºREI – Segundo Regimento Estrangeiro de Infantaria irá no mesmo dia em fim de tarde, ou no Maximo no outro dia em hora pré determinada. Como o próprio nome já diz a especialização do Segundo Regimento de Infantaria nada mais é que pura Infantaria. Fica situado na cidade de Nimes, lá irá para uma companhia e fará vários cursos e estágios. 
Mas por outro lado escolher e tiver a oportunidade de acordo com sua classificação e ou o numero de vagas para o 2ºREP, com certeza só partirá numa sexta feira ou sábado, pois o Segundo Regimento Estrangeiro de PARAQUEDISTAS, fica situado na ilha de CORSICA, entre a França e a Itália, e todos novos integrantes desse regimento são conduzidos novamente por um Sub-Oficial que vem busca-los e os levará ao regimento de Navio Civil, do tipo transatlântico, que parte em sua maior parte a noite e chega na ilha no outro dia pela manhã. Mais uma vez é uma viagem de Segunda classe, mas que vale a pena e não se tem do que reclamar já que mais uma vez é de graça. 
E assim se sucede progressivamente de acordo com o Regimento a qual a partir desse momento se foi decidido sua incorporação.  Nesse momento verá seus amigos que passou com eles 4 difíceis meses se separarem, alguns verá em breve em algumas missões e manobras, principalmente se escolherem regimentos baseados no Continente, mas para aqueles que escolherão regimentos fora da França, assim como o 2ºREP na Corsica, ou ainda outros regimentos em outros países, estes serão difíceis cruzar brevemente.

Quer sair antes dos 5 anos?

Lembram-se que disse que havia ainda como sair da Legião após ter assinado o primeiro contrato de cinco anos de forma legal. Ou ainda quando disse que na verdade o primeiro contrato é de 6 meses.
Bem, esclareço-me agora.
Após sua partida para o 4ºRE, e sua incorporação numa das companhias, você passará a receber instruções e será avaliado por seus superiores, aprenderá inúmeras coisas, inclusive a historia, as tradições, a localização, suas especializações e tudo que compreende os diversos regimentos da Legião Estrangeira. Seus Chefes Instrutores e principalmente seu Chefe de Secção lhe questionara inúmeras vezes após tudo isto quais seriam os 3 Regimentos por ordem de preferência que você gostaria de servir após o Termino da Instrução no 4ºRE, para que quando forem de volta ao 1ºRE, já estarem meio cientes de suas pretensões.
Saiba agora que sobre tudo existe uma clausula em seu contrato que se durante os primeiros 6 meses o ENGAGE VOLUNTAIRE não se adaptar ao regime militar e suas disciplinas, assim como por seus superiores não for julgado e considerado apto às exigências militares a qual foi submetido, ele pode e ou deverá ser excluído da Incorporação.
A grande realidade é que você pode até chegar a Castelo no 4ºRE e sair quando voltar para o 1ºRE, pois você ainda não terá 6 meses de contrato assinado e poderá solicitar seu desligamento da Legião Estrangeira, antes é claro de assinar o Contrato de 5 anos definitivo, que só se faz após o termino de 4 meses em Castelnaudary, antes de ir para o Regimento Efetivo.  – Após assinar a este e ir para o Regimento em efetivo, são raros os fatos, alem da morte que vi alguém consegui quebrar o contrato inicial e sair legalmente da Legião sem cumprir os 5 anos.  
Na Verdade eu acho um enorme ato de fraqueza e um grande desperdício de talento, lutar tanto para conseguir entrar e após somente alguns meses desistir de tudo sem ter a certeza real de ter visto o que realmente é a Legião Estrangeira. Posso lhes assegurar que o 4ºRE não é a ícone que melhor representa a Legião em seu contexto global. A Legião é algo que nem passando em visita por todos os regimentos, seus olhos não conseguiriam observar a grandeza de tal, para isto é preciso, ir a um e será suficiente apenas um dos vários regimentos, mas nesse, você deverá renascer, crescer e viver o seu dia a dia, para sentir o real valor de ser legionário, de pertencer a Legião em seu Total, fazer parte dessa historia, para saber o real valor de ser LEGIONARIO.  Mas como a vida se apresenta diferentemente para tantas pessoas que veem de diversos países e de diversas culturas diferentes, respeitando o limite de cada um, ainda aconselho se seu desejo após, mesmo se passado somente alguns dias, ser o de deixar aquela situação que não lhe traz uma sensação de vitória ao final de cada dia, não se manifestar a seus chefes logo de imediato, mesmo que sua decisão não possa ser mudada com o passar do tempo, pois se assim o fizer, terá inúmeras chances de ser perseguido pelos instrutores e pelo próprio chefe de secção que assim como vocês por ele ou eles são notados, eles por sua vez são notados por seus chefes e isto irá para sua notação em seu histórico o que por vezes pode atrapalhar numa futura promoção ou ao alcançar diferentes posições como estágios ou colocação em outros regimentos, etc. Por isso digo para não se manifestar, siga o jogo como deve ser, quando solicitarem os 3 regimentos de sua preferência, cite os 3 mais comuns que lhe parecer, assim não levantará uma provável represália sobre você, mas quando chegar a hora derradeira da escolha do regimento que deseja ir, ou seja, somente no escritório do responsável que fica lá em Aubagne no 1ºRE, as portas fechadas você poderá se manifestar sua real vontade, sem mais temer as possíveis agressões sejam elas físicas ou morais que possam lhe desejar seus ex-chefes.
Para todos que decidirem seguir após o período de instrução de base realizado no 4º Regimento Estrangeiro em Castelnaudary, meu maior conselho é o de se dedicarem ao Maximo em tudo que forem realizar, mesmo se tudo parecer uma grande idiotice, pois é necessário passar tudo aquilo ainda mais para chegar lá onde você quer realmente, e aquilo ali não é nada que vai lhe atrapalhar. Firme se em acabar esse período entre no Maximo os 5 primeiros para ter total liberdade de escolha para o regimento que deseja ir.

Deserção 

Um legionário é considerado DESERTOR, após uma ausência de 8 dias. 
Se por quais que sejam seus motivos como os tantos outros desertores que conheço, você também decidir se ausentar da Legião Estrangeira, você pode ficar sossegado que a Legião não vai gastar dinheiro para correr atrás de alguém que após cumprir seu período de prisão caso seja recapturado irá fugir novamente. A Legião não vai mandar ninguém a seu pais, no endereço de seus pais, amigos e parentes montar uma verdadeira campana para lhe resgatar e leva-lo de volta. Isso só é feito durante o período no 4ºRE e eles só procuram pelas redondezas de Castelnaudary e de Carcassone até Toulouse (cidade vizinhas), após colocam o nome verdadeiro, mesmo se ele estava sob anonimato na lista da policia , assim como da Gerdameria e da Interpol, como mais um desertor da legião. O que isso significa que agora com a União Europeia, o cidadão ficará impossibilitado de arrumar um emprego na comunidade, pois toda vez que baixarem sua ficha de antecedentes criminais, aparecerá lá. Fica muito mais complicado para os Europeus do que para como exemplo nos mesmos brasileiros que não sofremos uma busca de antecedentes criminais na Interpol, e somente em nosso pais, mas dificulta a ida novamente para países europeus caso num futuro desejarmos quem sabe após tanto tempo, com novo emprego e ser bem sucedido ir passear ou a negócios por lá.

Após o Período de Instrução

Após essa longa caminhada ter se dado inicio. Você já chegou na França, passou pelo PILE, foi encaminhado ao 1ºRE em Aubagne, passou pelos testes no CSI, foi aceito e fez seus quatro meses de instrução de base em Castelnaudary, voltou para o 1ºRE novamente e escolheu seu regimento de acordo com suas possibilidades em relação a sua classificação e ao numero de vagas disponíveis, só lhe resta agora chegar ao Novo Regimento e dar continuidade a um caminho que por mais vertiginosos e difíceis que possam se apresentar, fará disto tudo e sobre tudo a sua historia. 
Cada regimento tem uma forma diferenciada de como receber e orientar de acordo com as necessidades de cada companhia do mesmo, os legionários que acabam de chegar, devido às necessidades praticas e ou estratégicas de cada uma, isso devido a posicionamentos que o regimento em si ou a demanda da companhia por razões especificas tais como, falta de contingente, possível partida em missão, seja de paz e ou ajuda humanitária e ou ainda em partida para algum dos diversos conflitos que a legião participa quase que constantemente. 
Muitas dessas escolhas de Companhia não cabe ao recém chegado legionário escolher. Dado já explicado pelo qual o regimento vai remanejar da melhor forma que lhe for necessário, mesmo sem por muitas vezes agradar a ninguém, coisa que eles não estão nem ai por fazê-lo. 
Em relação ao caminho básico para todo e qualquer legionário, seja ele qual for o regimento escolhido será mais ou menos da seguinte forma.  Chegará ao regimento com a graduação de Legionário com seus poucos meses de serviço, passará de Legionário a Legionário de Primeira Classe, ao completar 10 meses de serviço, isso que não é uma Graduação e sim uma simples DISTINÇÃO de Patente Por Tempo de Serviço em relação aos novos legionários que irão chegando.   Nas companhias ainda estará sendo notado por seus superiores e chefe de secção, para que futuramente possa estar sendo indicado para fazer novos cursos e estágios, assim como ser enviado ao Pelotão de CAPORAL (igual a Cabo), e assim sucessivamente, podendo alcançar as mais diversas posições hierárquicas, fazer os mais diversos cursos e estágios, onde tudo dependerá na maior parte das vezes de sua simples competência e disciplina. 
Poderá ate mesmo depois de seu primeiro ano e meio solicitar uma mudança de Regimento, mas isso envolverá muitas situações. Primeiro você pode se acostumar com o Regimento e com os colegas, inclusive com as funções da companhia que esta. Poderá estar marcado para você ir para novos cursos e estágios e não desejar perder os mesmos, inclusive quem sabe já poderá estar previsto um Curso de Cabo ou a Companhia estar prevista para sair e mais uma nova Turnante pela África ou ainda mesmo de Alerta para um dos diversos conflitos que a Legião vem operando atualmente.  
Mas se estiver ainda descontente com sua posição e desejar mudar, saiba que isso pode gerar um descontentamento perante seus chefes e esses mesmos tomarem atitudes a mancharem sua notação. 
Mas tudo isso são coisas relativas que podem ou não acontecer. Desejando realmente mudar de regimento terá que fazer uma solicitação ao seu chefe de seção, normalmente um Tenente, que passará ao Comandante da companhia, normalmente um Capitão, que poderá dar um parecer favorável ou não a sua transferência.
Para encurtar é possível trocar inúmeras vezes de regimento na legião, mas tudo isso requer muito tato ao ser solicitado. O melhor é fazer o melhor na Escola da Legião em Castelnaudary, 4RE para acabar bem classificado e poder ser um dos primeiros na classificação geral e poder escolher o regimento que mais lhe parecer de seu gosto e assim não querer mais sair de lá. Caso contrario, evite solicitar uma mudança antes de passar a Caporal (Cabo), espere e dedique-se ao Maximo para que seus superiores o notem e lhe envie ao mais breve possível (em media 2 anos a 2 anos e meio) ao pelotão de Cabos e ao retornar poderá solicitar um Sejour Outra-Mer, onde poderá ir por 2 anos a um Regimento como o 3ºREI – na Guyana Francesa, que apesar de ser perto do Brasil, em suas férias e folgas poder dar uma escapadinha ate sua casa, realizar combate na selva, etc. e etc. e tal, paga mal e você pode pegar muitas doenças, e ou ainda um regimento como a 13 DBLE (Demi Brigada da Legião Estrangeira), situada na África num pequeno pais chamado Djibout, e lá recolher um pouco mais de grana, pois a Legião um dia pode se tornar ingrata e você precisar ou decidir sair e essa grana lhe será muito útil. 
Quanto a ficar ate se aposentar no mesmo regimento é meio improvável isto ocorrer, pois com o passar do tempo será encaminhado a um sejour outra mer, ou seja, isso é uma Estadia de 2 anos em um quartel que pode ser na África ou ate mesmo na Guiana Francesa, prefira a África, pois paga melhor, mas em matéria de aventura ainda o 3 REI é muito mais. Isso não impede que após esse Sejour completado você não volte ao seu regimento de saída, ou ainda que escolha outro regimento que lhe convenha. Há pessoas que chegam a fazer ate 3 sejours e sempre conseguem voltar ao regimento de origem, outras que fazem 2 a 3 sejours e sempre ao retornar escolhem outro regimento diferente daquele que já esteve, e por incrível que pareça, ela vão mesmo. Poço dizer que você mesmo terá vontade de ir a um desses sejours, ou para levantar uma grana a mais ou ainda por dar um tempo em seu Regimento que talvez não foi o seu de primeira escolha e depois acabou se acostumando, etc. 
Em relação aos finais de semana na Legião varia muito de regimento para regimento e isto tem suas variantes devido ao Regimento que esta não estiver se preparando para nenhum teste regimentar, se preparando para uma Turnante, ou de alerta para um intervenção em qualquer conflito dos vários que a legião esta participando ou poderá vir a participar. Pode ate mesmo ter relação com sua simples companhia que estiver, caso ela esteja na semana de serviço ou da mesma forma se preparando para uma manobra, ou ainda se preparando para uma Turnante independente, ou pronta para partir com ou sem o regimento a um conflito, etc. Mas basicamente o final de semana para um regimento no Continente começa na sexta feira à noite após o fim do experiente e vai ate segunda feira de manha por volta das 6 da manha quando tem uma chamada. Digo isso no continente, pois para um regimento como o 2REP – regimento estrangeiro de Paraquedistas, que se situa numa ilha chamada Corsica, la o regime é mais rígido e por ser um regimento de prontidão máxima todos devem solicitar um titulo de permissão para poder sair. Tudo isso é muito comum e não deve ficar a pensar primeiro nisso e sim a conseguir entrar. Não importa o que fará nas férias ou nos finais de semana se não estiver la dentro.

Subir de Patente

 Ao engajar-se na Legião, após ter feito todos os testes e ter sido aprovado em AUBAGNE, cidade ao sul da França, a 20 km de Marselha no Quartier Vienot – 1ºRE você será de primeiro, um E.V. – Engage Voluntaire / ira para a escola da Legião em Castelnaudary, cidade no Sudoeste da França onde fica o 4ºRE – Regimento Estrangeiro. Lá aprenderá tudo de um soldado de base e fará algumas marchas, uma delas é chamada de MARCHE du KEPI BLANC, que após essa terá uma formatura é passara a ser um LEGIONAIRE. Sairá de Castelo, como é chamado e voltará a Aubagne 1ºRE, que com sua classificação final em Castelo terá o direito a escolha do Regimento que deseja ir. Nesse regimento por você (ou não) escolhido ira para uma companhia e nela ficara como Legionário ate completar 10 meses de serviço, (no meu tempo era 1 ano), depois dos 10 meses de serviço receberá uma distinção gratuitamente de LEGIONARIO DE PRIMEIRA CLASSE (1cl). Depois disso as coisas começam a complicar-se. Fará em sua companhia de seu regimento vários cursos, e se for um soldado bem disciplinado e bem notado pelos seus superiores, o seu chefe de seção poderá lhe enviar ao estagio de CABO (caporal como lá é chamado). Isso deve ocorrer nos tempos de hoje entre 2 anos a 2 anos e meio no máximo. (no meu tempo era entre 3 anos e meio a 5). Depois disso o percurso se divide em duas ramificações distintas. Se for bem notado seus superiores podem lhe enviar ao CURSO DE FORMAÇÃO DE SUB OFICIAIS, e sairá de la como Sargento tendo um longo percurso a percorrer nos degraus da Hierarquia Militar, sempre dependendo de suas Notações em relação ao seu comportamento e seus Superiores. Caso não siga essa linha bem distinta, sairá de CABO para CABO CHEFE, que não é nada mais do que uma distinção dada aos cabos por tempo de serviço, e sua carreira praticamente para por ali, poderá fazer 30 anos de Legião com essa mesma patente. Patente em termos, pois é uma distinção como de Legionário e Legionário de Primeira Classe, não vale nada mais, apesar do salário sofrer uma pequena variação. Por isso digo a Vocês como disse para Mim mesmo ao chegar lá. Só saio daqui quando chegar no mínimo a Sub Oficial (Sargento). Não é tirando o mérito dos caporais-chefs, mas quem vai tem que sonhar alto e não se acomodar num canto esperando as coisas acontecerem tem que ir para ser o melhor e dar de si o melhor para isto.  Ser Caporal Chef não é desmerecedor de respeito, mas saberá e verá muitos deles, Gordos e Barrigudos, Beberrões e Largados, sem nenhuma motivação, ainda querendo mandar, quando não sabem e/ou não conseguem executar o que exigem. 
Os  Oficiais

Pelo estatuto que rige as forças armadas francesas 90% dos oficiais da Legião Estrangeira tem que ser franceses.
 Percurso profissional de oficial
10% dos oficiais da Legião Estrangeira prestaram serviço em qualidade de legionário e sargento.

Faz-se a promoção conforme o mérito. Qualquer legionário pode ingressar no Quadro Permanente Oficiais mediante os exames militares ou técnicos adquiridos ao longo dos vários contratos. Os diplomas escolares ou profissionais adquiridos na vida civil não constituem critério de avaliação.

Todos os sargentos da Legião Estrangeira iniciam a sua carreira em qualidade de legionário.

Situação atual: Um sargento / 4 legionários.

De 4 legionários que hoje se alistam, um ingressará no Quadro dos Sargentos.
 Mas nem todos os Sub oficiais da Legião são Legionários, pois existe um grupo de sub oficiais do exercito regular francês que prestam serviços dentro da Legião.