O candidato deve se apresentar em um Posto de Informação da Legião Estrangeira (PILE) na França, em qualquer dessas cidades = (Aubagne, Bordeaux, Lille, Lyon, Marseille, Metz, Nantes, Nice, Paris, Perpignan, Reims, Rouen, Strasbourg, Toulouse),

Ou se apresentar diretamente no Quartel do 1ºR.E (1º Regimento Estrangeiro), na cidadezinha de Aubagne no sul da França, a uns 20 kms da cidade de Marselha.

O Posto de Informação da Legião Estrangeira em Paris, chamado PILE-NORTE, fica no Fort de Norjent é o mais comum para os brasileiros que desembarcam na França

Ao chegar ao Forte nem precisara saber falar francês, só precisa lhes entregar o Passaporte e eles lhe acolherão, lhe darão alojamento e comida no período que ficar ali.

Segue abaixo o Endereço do posto da Legião para apresentação em Paris

Fort Norjent94120 - Fontenay Sous Bois - France

Como Chegar ao Fort de Norjent
No aeroporto Chales de Gaulle em paris, pegar o Metro RER linha "B", descer na estação Châtelet e dali fazer baldeação para a linha do Metro RER e pegar a linha "A", na direção Boissy-St-lèger. Descer na ultima estação essa fica bem próximo do Fort Nogent.
Para apresentação direta no 1ºR.E. em Aubagne

Segue abaixo o Endereço do posto da Legião para apresentação em Aubagne.

1º Regiment Etranger
Quartier VienotBP 38 - 13998 Marseille armee - France


Como Chegar ao Quartier Vienot
No aeroporto Challes de Gaulle (Paris), pegar o RER linha "B", descer na estação Châtelet e pegar o RER linha "A", na direção Boissy-St-Lèger. Descer na Gare de Lyon e comprar uma passagem de trem para Marseille. Chegandona estação Saint Charles (em Marseille) pegar o trem em direção a Aubagnedali ao quartel é uma boa caminhada, mas nada para um futuro legionário.
Em paris você tem 2 opções de trens para Marseille. O Trem comum, de preferência a noite, pois é mais barato, e ou o TGV (trem de Grande Velocidade), que custa mais caro, mas em 5 horas você já esta em Marseille, enquanto o outro comum leva em media o dobro, por isso é aconselhável pegá-lo a noite pois você pode dormir um pouco esperando a longa trajetória.

Se o candidato pensar em ir de Paris para Aubagne, terá que arcar com as despesas de Trem até Marselha e depois até a Aubagne. Por isso é bem melhor o candidato se apresentar no Fort Norjent, pois ficará ali, com alojamento, comida e roupa (agasalho esporte) dado, ou melhor emprestado pela própria Legião, que após conduzirá esse candidato ali presente ate o 1ºR.E. lá em Aubagne, sendo essa transferência paga pela Legião.

Não importa onde O CANDIDATO se apresente, (Paris, Bordeaux, Nice, Nime, etc) fará um exame pré-seletivo, em um hospital militar ou civil mesmo nessa cidade, na maioria das vezes é um exame médico pra ver se você já não tem algum problema médico, tipo visão ou clínico geral, que não vale a pena lhe pagar passagem e tudo que vai anexo, para lhe enviar ate o 1ºRE em Aubagne, pois, será devido a tal problema encontrado lá mesmo recusado posteriormente no 1ºRE em Aubagne, e terão gasto dinheiro publico a toa. Entenda desde já que eles não vão gastar dinheiro com alguém que já ta por si só eliminado.

Ao se apresentar em qualquer um dos Postos de informação (PILE), vai aguardar que eles formem um grupo de X candidatos para serem encaminhados ao 1ºRE, mas sempre sai de cada PILE um grupo por semana indiferente ao numero de pessoas que se apresentarem naquele PILE. Mas pode ter certeza que nunca é menos de 5 pessoas.

Durante sua estadia nesse PILE fará serviços de limpeza e de organização e arrumação geral, coordenadas por um pessoal efetivado a sessão que estiver.

Só após os exames médicos preliminares realizados e somente para aqueles que obtiveram um parecer medico favorável irão ser encaminhados ao 1ºRE, guiados por um Sub Oficial da Legião (Sargento na maioria das vezes), e por conta da própria Legião. Normalmente é de Trem de segunda classe, aquele que rola a noite toda, mas ainda assim é muito melhor do que qualquer trem que você tenha viajado aqui no Brasil, e ainda de Graça (quem vai pagar essa viagem já é a própria Legião), e não tem do que reclamar, já que não estará procurando luxo nem comodidade.

Esse grupo formado e enviado para o 1°RE em Aubagne, ficará alojado em regime fechado no CSI (centro de seleção e incorporação), e ali recebera desde pasta de dente, escova, sabonete, toalha e cueca, até cama e agasalho de esporte, tudo isso gratuitamente, enquanto espera e faz os testes definitivos para aprovação ou não à Legion Etrangere.

Para se alistar na L.E. só é possível fazê-lo estando na França, nenhum outro lugar, nem mesmo em outros paises que a Legião esteja baseada será possível. A legião não paga e nem ajuda em nada para quem quer que seja ir até lá. É por sua conta chegar até a Legião.

NÃO É PRECISO TIRAR VISTO PARA IR À FRANÇA

O candidato que deseja servir na L. E., deve se apresentar em um Posto de Informação da Legião Estrangeira (PILE) na França, em qualquer dessas cidades = (Aubagne, Bordeaux, Lille, Lyon, Marseille, Metz, Nantes, Nice, Paris, Perpignan, Reims, Rouen, Strasbourg, Toulouse),
Ou se apresentar diretamente no Quartel do 1ºR.E (1º Regimento Estrangeiro), na cidadezinha de Aubagne no sul da França, a uns 20 kms da cidade de Marselha.
O Posto de Informação da Legião Estrangeira em Paris, chamado PILE-NORTE, fica no Fort de Norjent é o mais comum para os brasileiros que desembarcam na França.
Ao chegar ao Forte nem precisara saber falar francês, só precisa lhes entregar o Passaporte e eles lhe acolherão, lhe darão alojamento e comida no período que ficar ali.

A seleção é feita unicamente na França.
Não adianta se apresentar na Guiana Francesa, ao norte do Brasil, pois, apesar de ser muito mais perto e fácil para se chegar, sabendo-se que a Legião tem um quartel lá, que é o 3ºRE (Terceiro Regimento Estrangeiro), o qual sua especialidade é combate em floresta equatorial, pois eles lhe dirão, que Você deverá ir para a França.
O Trajeto de ida e volta (eventualmente) é a cargo do candidato, a Legião não vai pagar para você ir para lá.

Ser Homem entre 17 e 40 anos.
Mulheres não são aceitas na Legião Estrangeira
Não se iludam. Pois já houve casos de existência de homossexuais na legião também, assim como candidatos com menos de 18 anos que com a autorização dos pais conseguiram entrar e outros com mais de 40 anos, os quais suas especializações na vida civil lhe garantiram uma vaga.

O candidato deve estar com um documento de identidade valida no exterior (Passaporte)
Nenhum outro documento do tipo RG, CPF, Reservista, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento, Carteira de Motorista e ou ainda Diplomas e Certificados de Escolaridade, Conclusão de Cursos seja qual for, vale a pena levar, pois não vale nada e ainda pode se perder, sujar, rasgar ou se danificar por lá. Só o Passaporte valido para no mínimo 3 meses é o que se deve ter em mãos. Digo no mínimo 3 meses pois é o tempo que pode ficar na França sem Visto, como turista e ainda é tempo mais do que suficiente para se apresentar e fazer todos os testes e saber se foi aceito ou não.
Não é necessário para os brasileiros tirar visto para a França, mas ao se apresentar no aeroporto de embarque para a França no posto da Policia Federal é melhor dizer que esta indo a passeio (Turismo), logicamente com passagem de ida e volta.
Isso poderá ser bem útil, no caso de ser reprovado nos testes e ainda levanta muito menos a desconfiança no serviço de Imigração e perante a Policia Federal, de suas reais intenções. Saiba que pelas leis nacionais brasileiras é proibido um brasileiro servir em qualquer força armada estrangeira.

Não é Necessário Saber Falar Francês, ou outro idioma qualquer além do seu idioma natal. Más é necessário que o candidato seja alfabetizado (saiba ler e escrever) em seu país.

O candidato deve estar apto e pré-disposto a servir em todos os locais onde a Legião o designar. Esta aptidão será testada e avaliada nos exames seletivos que ocorrem no 1ºRE – Primeiro Regimento Estrangeiro em Aubagne, que é uma cidade a 20kms de Marselha, no sul da França.

O Primeiro Contrato é de 6 meses, sei que todos dizem que o primeiro contrato é de 5 anos, vou explicar melhor isso adiante. Mas saibam que não podem pedir para assinar o primeiro contrato nem com menos e nem com mais de 5 anos. Procurem o tópico que diz “QUER SAIR ANTES DOS 5 ANOS”, para terem maiores esclarecimentos do que digo aqui. Mas o melhor mesmo é não ficarem pulando de tópico para tópico e sim, lerem ao doc por inteiro e chegarão neste ponto em seu devido tempo.

A Legião Estrangeira Francesa é uma unidade militar da França, criada no Século XIX, atualmente uma tropa de elite. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo.
A sua função sempre foi a de defender os interesses da França junto às suas colônias na África, no oceano Pacífico, na América do Sul e no Caribe.
Como uma parte integrante do exército francês, a legião estrangeira francesa é uma unidade combate profissional que usa o mesmo equipamento e com as mesmas missões como qualquer outra infantaria, tanque, ou unidade de engenharia do exército francês. Os legionários são voluntários de qualquer nacionalidade, raça ou credo, sempre pronto para servir a França
Homens de ação e soldados de elite com um espírito jovem e dinâmico, eles são capazes de fazer em qualquer lugar a qualquer hora o dever deles.
A Legião Estrangeira é um Exército como outros tantos de tantos paises, é uma Tropa de Elite, mas seu maior diferencial é que ela aceita estrangeiros. Homens e somente homens, vindos de toda e qualquer parte do mundo, não importando sua classe social, sua cor, sua raça, sua religião.
A Legião esta ao serviço da França, que paga esses soldados. A Legião Estrangeira, em primeiro lugar defende os interesses da França e em segundo atua em missões de paz e de intervenções pela ONU e OTAN, mas como tropa Francesa.